Na tarde desta quarta feira (04) aconteceu no auditório da
Escola Estadual Pedro Aguirre uma importante palestra sobre criação de aves caipiras
de corte com a presença de vários produtores que estão interessados em
trabalhar nesse setor, o palestrante foi o Técnico Agrícola do IDAM –AM, Aglei
Filho que é Gerente Estadual de Carteiras do Produtor no IDAM-AM.
O Governo do Estado do Amazonas através do Instituto de
Desenvolvimento Agropecuário, IDAM-AM, juntamente com a Secretaria de Estado da
Produção Rural (SEPROR) em parceria com a Secretaria de Produção de Manicoré
(SEMAPA) entregou em setembro deste ano no município a 1ª Incubadora que foi a
Unidade Artesanal de Produção de Pintos Caipiras no estado. A iniciativa visa
estimular e alavancar a economia além de estabelecer estrutura para que o
produtor rural tenha condições de produzir e exportar.
A Unidade de Pintos Caipiras teve um investimento do governo
do estado em mais de R$ 200 mil reais bem como a contrapartida da prefeitura de
Manicoré que também disponibiliza uma técnica que se encontra atuando e
orientando.
De acordo com a responsável e técnica da Unidade Artesanal de
Pintos Caipiras, o município terá uma
produção de 6 mil pintos caipiras mês. No sistema de produção da ave a ser criada
é de fundamental importância, e para que a ave possa promover uma ótima
capacidade produtiva, deve-se dá atenção à nutrição, ambiência, sanidade e
manejo.
Além do Prefeito Lúcio esteve presente participando da
palestra Secretários Municipais, o Gerente do Escritório do IDAM em Manicoré
Tânis Castro, Sr. Jeferson Campos representando Banco do Brasil, Moisés gerente
do Banco do Povo, Paulo Renato Engº Agrônomo, bem como o Secretário da Semapa
Manoel do Rosário Paula da Costa (Velho).
VELA ALGUMAS FOTOS:
Fonte: Manicoré em Foco e Ascom
Fotos: Marcos Souza
